segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bienal Internacional do Livro

Alunos da EEEP Marvin visitam a 10a. Bienal Internacional do Livro do Ceará - 2012 que está acontecendo no novo Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza - CE










quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aula de Campo - Quixadá - Ceará



A EEEP Marvin promoveu uma aula de campo com destino à cidade de Quixadá, localizada no interioro do estado do Ceará, na região do semi-árido nordestino. A aula teve como objetivo mostrar aos alunos os aspectos geográficos e biológicos da região, bem como os aspectos culturais e sociais.




Quixadá encontra-se no chamado Vale Monumental. O nome deriva do fato de que existem diversas montanhas rochosas (monolitos ou monólitos) que, ao longo dos séculos, foram esculpidas pelo vento, água e intempéries e tomaram as mais diversas formas. Com alguma imaginação, pode-se visualizar nos monólitos uma semelhança com animais. O Vale Monumental é algo parecido com um enorme zoológico ao ar livre com animais esculpidos em pedra. A mais conhecida das esculturas é a Pedra da Galinha Choca.





Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o bioma Caatinga em todos os seus aspectos, tendo como ponto principal uma abordagem ecológica. A primeira parada foi no Santuário Rainha do Sertão, localizada a 12km do centro da cidade, no Morro do Urucu, a cerca de 550m de altitude. Logo após, foi realizada uma parada para o almoço no centro da cidade, onde os alunos também puderam observar os aspectos sociais da região.





Por último, foi realizada uma visita ao açude do Cedro. Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a famosa Pedra da Galinha Choca, o mais importante dos monólitos da região. Durante a visita, os alunos puderam aprender mais sobre a ecologia e geografia da região do nordeste semi-árido.
















quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto E-Jovem


Seleção: Projeto E-Jovem
Inscrições: de 24/08 á 05/09.
Documentação necessária: levar as cópias dos documentos abaixo:
  • Para os alunos regulamente matriculados no ensino médio, devem apresentar – declaração que comprove sua matricula escolar, cópia do RG, do comprovante de residência e uma foto 3x4;
  • Os alunos egressos devem levar cópia do certificado de conclusão do ensino médio, cópia do RG e do comprovante de residência e uma foto 3x4.
Comprovantes de residência:
I – Fatura de energia elétrica que demonstre o consumo de até 80 kwh mensais;
II – Fatura de água que demonstre o consumo de até 10 (dez) metros cúbicos mensais;
III – Comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;
IV – Comprovante de obtenção de rendimento mensal inferior a meio salário mínimo por membros do núcleo familiar.
IMPORTANTE: Sobre os comprovantes de residência, esses documentos são solicitados para a matrícula, porém, aqueles alunos que não tiverem dentro dessas características não serão impedidos de fazer o curso.  

terça-feira, 12 de junho de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Aos 17 de maio de 2012, a turma de 1º ano do Curso Técnico em Informática visitaram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o acompanhamento dos professores Maia Júnior, Rozileide Luz, Luciene e Osilene participando uma vez mais do projeto "Escola Criativa".

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a apresentação dos bailarinos do corpo de baile da Academia Gorette Quintela. O trabalho apresentando trazia aos palcos a rotina das bailarinas e seus exercícios árduos e contínuos enaltecendo as qualidades do ser humano por sua postura e respeito a organização e a disciplina no aprendizado do balé clássico.






Os professores e alunos das turmas de 3º Anos dos cursos técnicos de Informática, Enfermagem, Hospedagem e Modelagem do Vestuário realizaram uma aula de campo para o Município de Guaramiranga. Os alunos puderam conhecer a "cidade das flores" e imediações do Maciço de Baturité.
O objetivo da aula foi transpor o conhecimento obtido em sala, para a realidade em campo, tendo a oportunidade de observar de perto fenômenos naturais discutidos nas aulas da escola. Para isso, os alunos foram levados à Reserva Handara, onde percorreram uma trilha em meio à vegetação nativa da Serra de Guaramiranga. Lá puderam observar melhor as interações entre os organismos e o meio ambiente, bem como os aspectos geomorfológicos da área.
Além das aulas de Ciências da Natureza, os alunos também tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas às Ciências Humanas. Conheceram mais sobre a História do Ceará visitando o Memorial do Engenho (localizado também na Reserva Handara) e o próprio município de Guaramiranga com suas igrejas e outras construções históricas. Além disso, os alunos também puderam discutir questões filosóficas e de cidadania relacionadas ao roteiro da aula de campo realizada.